Oswaldo Montenegro – Quando a gente ama.

Cantor, compositor, escritor, descobridor de novos talentos, poeta, diretor de peças, produtor… O dom de Oswaldo Viveiros Montenegro é latente, pujante. Nascido em 15 de março de 1956, no Grajaú, Rio de Janeiro, Oswaldo passou sua infância lendo Júlio Verne e Monteiro Lobato. Aos sete anos mudou-se com a família para São João Del Rey e cresceu mais um pouquinho acompanhando os seresteiros da cidade. Em 1964 já estudava violão e escreveu sua primeira música, Lenheiro, nome do rio que corta a cidade.
Aos 13 anos, o serelepe menino está de volta ao Rio de Janeiro, onde venceu seu primeiro festival com a Canção Pra Ninar Irmã Pequena, música que mais tarde gravaria na trilha de vídeo O Vale Encantado.
A família itinerante desta vez muda-se para Brasília. A cidade logo toma conta do coração de Oswaldo, que mais tarde recebe o título de cidadão honorário. Nesta época, já com quatorze anos, Oswaldo conhece o maestro Otávio Maul. Dessa convivência, surge a paixão pela música erudita e o artista embrenha-se pelo mundo dos concertos e obras musicais.
Em mais de 20 anos de carreira e com tantas histórias para contar, fica difícil saber qual será a próxima idéia de Oswaldo Montenegro, mas fácil saber do que é movida sua vida. Com suas próprias palavras, a explicação:

“…Que a arte me aponte uma resposta mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar pois é preciso simplicidade para fazê-la florescer
Porque metade de mim é platéia, a outra metade é canção
Que a minha loucura seja perdoada. ”

Esta entrada foi publicada em Posts. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *