Tom Jobim e Frank Sinatra – Garota de Ipanema.

Antonio Carlos Brasileiro Jobim nasceu na Tijuca, no Rio de Janeiro. Atraído pela música, fez estudos de piano com o professor Hans Joachim Koellreuter, no colégio cuja diretora era sua mãe, dona Nilza. Passou no vestibular para arquitetura, mas cursou apenas dois anos.

Arranjou emprego como pianista da Rádio Clube do Brasil e logo passou a tocar em bares. Para garantir a sobrevivência, trabalhava como arranjador para a gravadora Continental.

Suas primeiras composições incluíram parcerias famosas com Newton Mendonça, que seria seu parceiro em “Desafinado”, e Billy Blanco, com quem comporia seu primeiro grande sucesso, “Tereza da Praia”.

Apresentado a Vinícius de Moraes pelo crítico Lucio Rangel, Tom Jobim foi convidado a compor as melodias de “Orfeu da Conceição”, peça que estreou em 1956.

Já reconhecido como um dos maiores compositores brasileiros, Jobim escreveu uma sinfonia dedicada a Brasília.

Em 1959, recebeu a Palma de Ouro, em Cannes, e o Oscar pela trilha sonora do filme “Orfeu Negro”, dirigido por Albert Camus, inspirado em “Orfeu da Conceição”.

Tom Jobim compôs com Vinícius de Morais, em 1963, a música que o tornaria mundialmente famoso, “Garota de Ipanema”, uma espécie de hino brasileiro que recebeu centenas de gravações. Em 1967, compôs “Wave”, também uma canção de grande impacto.

Aqui vai um pouco sobre o Tom, depois vamos falar um pouco do Frank também. Aguardem e vamos curtir os dois cantando Garota de Ipanema.

Esta entrada foi publicada em Posts. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Uma resposta a Tom Jobim e Frank Sinatra – Garota de Ipanema.

  1. Múcio disse:

    Um momento de singularidade da música. Duas lendas, Sinatra e Jobim. O que falar mais, o que escrever… showww…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *