Bobby McFerrin – I’ve Got a Feeling / The Sing-Off.

Gravou vários clássicos do Jazz e da música erudita, além de outros gêneros. Fez grande sucesso sua canção “Don’t Worry, Be Happy”, de 1988, ano em que venceu um Grammy.

Nascido no Reino Unido, mas radicado em Nova Iorque, é filho do renomado barítono operístico Robert McFerrin (o primeiro cantor negro de prestígio na ópera). McFerrin trabalhou também com instrumentistas como Chick Corea, Herbie Hancock, Joe Zawinul, Richard Bona e Yo-Yo Ma.

É muito conhecido por sua enorme extensão vocal de quatro oitavas e por sua habilidade de usar a voz para criar efeitos diversos.

Além das performances ao vivo, McFerrin criou álbuns em que é o único músico, cantando e simulando instrumentos. É também capaz de entoar canto difônico — prática muito comum em países asiáticos como Tuva — em que o cantor produz intervalos harmônicos e acordes a partir de uma só voz.

Pelo fato de alternar falsetto rapidamente com profundas notas graves, McFerrin pode soar como se fosse dois ou três cantores. Seus reflexos rápidos aliados a um profundo conhecimento dos estilos musicais faz com que suas performances de solista sejam inesquecíveis, além de um grande entretenimento.

A despeito disso tudo, a carreira de Bobby McFerrin ainda não explorou todo o seu potencial.

Esta entrada foi publicada em Posts. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *