Homenagem aos professores.

Como também sou professor pedi a minha pequena para fazer uma homenagem a todos os amigos de trabalho. Eis aqui suas palavras :

Com carinho, aos mestres.
Ah, se cada professor que tive soubesse do quanto os admirei a inteligência e a grandeza de pensamento enquanto olhava-os da minha carteira no colégio, absorvendo cada palavra como se fosse uma oportunidade única de me embrenhar em novos modos de pensar, conhecer pontos de vista diferentes e saber mais sobre tudo aquilo que há nesse imenso mundo. A cada mestre, a sua importância, a cada aula a sua responsabilidade pela formação de um pedaço do meu modo de pensar, a oportunidade de conhecer um pouco do que eles se esforçaram tanto para aprender e do tempo de que abdicaram somente para me ensinar.
Admiro e guardo com carinho cada um com seu mérito, tanto pelo conhecimento quanto pela responsabilidade, pelo gesto de doar-se para acrescentar um pouco mais ao mundo, mesmo que apenas uma cabeça a cada vinte alunos venha de fato a aprender e mudar. Ser professor é, acima de tudo, colocar-se numa posição de vulnerabilidade, portanto um ato de coragem frente ao desafio de instigar e interessar os alunos, principalmente quando nem todos estão tão abertos ao conhecimento. É colocar-se a frente e tentar mudar o rumo das coisas, é plantar ideias e transformar pequenos pedaços das pessoas, para que as pessoas um dia possam se lembrar de mudar o mundo.
O professor é a base da mudança, é o formador do pensamento e o criador do senso crítico. Há mestes que em toda sua simplicidade e carinho para com o que fazem, cativaram-me tanto que hoje os tenho como amigos e profissionais dignos de todo o meu respeito e admiração, que mais que professores se tornaram ícones, que ao lembrar de determinada matéria, lembro-me do professor, como se um não existisse sem o outro.
Creio que hajam imensas dificuldades e obstáculos na tarefa de ensinar, tantos que eu, em minha perspectiva de aluna, não seria capaz de enumerar ou conhecer, mas que imagino engrandecerem ainda mais o profissional que torna possível o crescimento da sociedade, que transforma o meio e as pessoas e que se coloca a frente de tantos outros, por vezes em meio a salários míseros e condições degradantes de trabalho, por amor ao ensino e esperança de que no futuro possam ter contribuído para uma mudança.
Com amor, aos mestres, aos professores que me ajudaram a crescer como pessoa, que me guiaram na tarefa de aprender, que mudaram meus pontos de vista e que não desistiram de mim quando eu mesma achava que não poderia conseguir. Obrigada a cada um dos professores que passaram pelo meu caminho, vocês foram e continuarão sendo fonte de inspiração e pessoas as quais admirarei por toda a vida.

Ísis Higino – www.sinapseliteraria.blogspot.com

Esta entrada foi publicada em Posts. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

8 respostas a Homenagem aos professores.

  1. Luciana Bontempo disse:

    Nossa! Lindíssimo o texto!

  2. Leanro de Pádua Magno Pinto disse:

    É isso aí, Ísis Higino. Parabéns pra você também, por conviver com uma pessoa tão dedicada e entregue a sua profissão, a música, que é o mestre Ulisses!

    Obs.: Professor Ulisses, não estou conseguindo me cadastrar no site da Oficina. Se puder me ajudar, agradeço a atenção. Obrigado, Leandro

    • ulisses disse:

      Olá Leandro, obrigado pelas palavras sobre a minha pessoa. Aproveito para também agradecer-lhe pela amizade, respeito e carinho com o qual me trata.
      Vou ajudá-lo com relação ao site e mandarei um email.
      Um abraço !

  3. irenebrayner disse:

    Ísis,
    sou sua fã. Achei o texto perfeito! Maravilhoso! é por isso que esse pai tem orgulho de você. Parabens!

  4. Katia disse:

    Por também ser Professora estou, além de emocionada, lisonjeada pelas suas delicadas e profundas palavras, Isis. Obrigada em meu nome e de todos os verdadeiros Professores! Um Grande Abraço, Kátia Oliveira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *